PADRONAGEM

Acabei ontem a empreitada que andei a fazer este último mês e que me ocupou o tempo quase todo: produzir 1530 azulejos de padrão, pintados à mão um a um na técnica de estampilha, para revestirem um pequeno edifício na Ajuda, em Lisboa. A produção não foi complicada, mas exigiu alguma organização diária e metódica que permitisse não só que a mesma fosse avançando, mas também que me deixasse ainda algum tempo livre para fazer outros trabalhos que entretanto poderiam surgir ou outra coisa qualquer que me desse na real gana e que evitasse que eu entretanto desse em maluquinha.

Aproveitando a deixa do meu forno grande – assim chamado por ser o maior aqui da oficina, mas na verdade, para um trabalho destes, ser ridiculamente pequeno – levar apenas 120 azulejos de cada vez e as fornadas demorarem dois dias cada, a produção foi decorrendo sempre de igual modo, diariamente, desde meados do mês passado: vidrar 60 chacotas logo de manhã, depois pintar 60 azulejos em conjuntos de dez de cada vez, cada azulejo com 4 estampilhas até ficar pronto, meter os azulejos em duas gazetes de 30 cada uma e finalmente limpar o excesso de vidrado dos 60 azulejos feitos de manhã e que assim ficavam já prontos a pintar no dia seguinte. De dois em dois dias, desenfornar, encaixotar e voltar a enfornar. E de vez em quando preparar mais 10kg de vidrado, tendo em conta que o mesmo deve ficar a repousar para o dia seguinte antes de se poder usar.

Amanhã saem do forno os últimos 80 que enfornei ontem.

Não fiquei maluquinha entretanto, mas temo pela minha sanidade mental.

 

 

 

 

One thought on “PADRONAGEM

  1. […] novos para revestirem integralmente uma fachada de um edifício na Ajuda, sobre a qual falei aqui, tive logo a seguir uma outra encomenda de mais 130 réplicas de outros azulejos de estampilha […]

Deixe uma Resposta

