SÉC. XVII

Tenho andado ocupada com uma encomenda que me foi feita há cerca de um mês. Trata-se da manufactura de cerca de 80 réplicas de azulejos do séc. XVII, que irão colmatar as lacunas existentes no revestimento azulejar, do tipo tapete, de uma pequena igreja fora de Lisboa.

Apesar de alguma urgência na encomenda, as chacotas foram todas feitas à mão – os azulejos medem 14,4×14,4cm cada -, e apesar da minha preocupação com os tempos de secagem, a meu favor jogou não só o facto do tempo andar quentito, como também o dos azulejos originais serem bastante empenados e assim foi só estender as lastras, cortar os azulejos com a dimensão pretendida,  espalhá-los em ganapos por toda a oficina e deixá-los secar ao ar – o que aconteceu mais ou menos numa semana, coisa impensável no inverno, pelo menos aqui na oficina. E depois, não fosse o diabo tecê-las, enchacotei muito leeeeentameeeente durante os primeiros 200º e não tive nenhuma quebra.

Esta semana comecei a pintura, vinte azulejos por dia, mais ou menos; que não consigo fazer trabalho repetitivo por muito tempo e preciso de conjugar com outras coisas que tenho em mãos. Deixo os azulejos vidrados e limpos de véspera, pinto os motivos pedidos de cada tipologia necessária – são cinco diferentes, em número variável – meto nas gazetes e vidro e limpo o vidrado de mais vinte azulejos para o dia seguinte.

A semana que vem estão todos prontos para serem entregues; assim corra tudo bem com as fornadas.

 

 

 

4 thoughts on “SÉC. XVII

  1. Que bonitos irão ficar os azulejos. Tenho uma particular estima pelos amarelos e azuis do século XVII. Tomara ter mais do que aqueles que tenho.
    E mais uma vez reparo na forma como transfere os padrões para o azulejo. Tenho de me lembrar disso em algumas tarefas que executo. Esqueço-me frequentemente deste vosso método tão simples e eficaz.
    Isabel, seria fantástico se mostrasse o resultado, se tal for possível, claro.
    Um bom final de semana, que já se avizinha
    Manel

    • Muito obrigada Manel. Também são os meus preferidos. Vou mostrar os resultados, sim, apesar do padrão ser complexo e eu ter feito motivos soltos e repetidos, que eram os que faltavam.
      Bom fim-de-semana!

Deixe uma Resposta

