ORÇAMENTOS

2016-01-15 15.36.16

Mais uma vez fui contactada por causa do conjunto azulejar do Padrão do Sr. Roubado, existente aqui mesmo às portas de Lisboa,  a caminho de Odivelas.

Pelas minhas contas esta será a terceira vez que faço um orçamento para intervir nestes azulejos – se não me engano, a primeira foi há uns bons dez anos e na altura a câmara municipal pediu-me um orçamento para uma intervenção de conservação e restauro in situ de todo o conjunto azulejar, que já então se encontrava em mau estado de conservação. Depois, nada; – nem sequer uma única resposta de “obrigado” – e a coisa caiu no esquecimento, pelo menos no meu. Anos mais tarde, volta a câmara municipal a pedir-me outro orçamento; desta vez para a manufactura integral de réplicas de todo o conjunto azulejar, que continuava em muito mau estado de conservação e a piorar dia após dia. Depois, nada; – nem sequer uma palavrinha a agradecer – e a coisa ficou esquecida, pelo menos, na minha cabeça. Anos mais tarde, há cerca de um mês, recebo um novo pedido de orçamento; desta vez através de uma empresa de conservação e restauro a quem é pedido um preço para levantar todo o conjunto azulejar da parede, que se encontra em péssimo estado de conservação e também para a manufactura e substituição integral por réplicas de todos os azulejos.

O orçamento foi entregue a semana passada, espero que aos três seja de vez – para mim ou para qualquer outra pessoa; para já o importante é preservar aquele conjunto único de 12 painéis de azulejos do séc XVIII, que contam a história do furto do Santíssimo Sacramento do Mosteiro de Odivelas, em 1671 e que se encontra em tão mau estado de conservação.

4 thoughts on “ORÇAMENTOS

  1. Olá minha querida,
    Desculpa a intimidade, mas depois de ler todas as suas postagens e me deliciar com elas é assim que te considero.
    Mantenho meu apreço e agradecimento pelas suas postagens.
    Queria só te desejar um bom ano, trabalho e desafios que tragam bons e novos conhecimentos.
    Um abraço
    Sua fá
    Gisela

  2. Depois de tudo isto, que considero uma afronta a qualquer profissional, espero que desta vez tenham a decência de enviar pelo menos um agradecimento, se acaso forem tolos em não aceitar o restauro dos painéis. Boa sorte, e esperemos que à terceira seja de vez
    Manel

Deixe uma Resposta

