CINTRA

P1120648

 

Saiu ontem do forno o painel de azulejos que tenho andado a fazer já há alguns meses, durante as horas vagas, entre este e aquele trabalho mais institucional. Trata-se da encomenda de uma réplica de um painel de azulejos, ao meu critério, com cerca de 42x56cm, que me foi feita (há que tempos!) para uma casa de praia na zona de Sintra.

Em vez de uma réplica de um painel, resolvi trabalhar numa idéia que já tinha tido há muito tempo e pegando nalguns motivos soltos retirados da azulejaria tradicional portuguesa ao longo dos séculos, adaptei-os a chacotas manuais de diferentes tamanhos e fiz uma composição de réplicas – uma espécie de patchwork -, montando um painel com as dimensões pretendidas, numa composição que decidi ter por tema a Serra de Sintra.

Assim sendo, cercaduras, padronagens pombalinas, figuras avulso e motivos figurativos vários, saídos dos séculos XVII e XVIII aludem à fauna, à flora, ao mar, ao Monte da Lua e à Nossa Senhora da Praia. A Cintra.

Anúncios

4 thoughts on “CINTRA

  1. Interessante, pois tenho uma quantidade de azulejos antigos com as ramagens dentro de uma espécie de losango com os lados curvos, e só agora vi como é o azulejo de canto, que não tinha nenhum. Faz sentido e torna a cercadura ainda mais bela. Ainda bem que aqui colocou esta réplica pois doutra forma ficaria “às escuras”.
    Manel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s