OSSOS DO OFÍCIO

IMG_0068

 

Tenho andado em maré de azar: para além do forno pequeno, companheiro de há quase vinte anos de andanças e fornadas estar avariado há cerca de seis meses e a máquina fotográfica dizer-me que tem o cartão cheio quando este está completamente vazio; agora também o forno grande se avariou. Para agravar a situação, metade da minha última produção de placas relevadas foi feita em barro refractário negro, cujo pacote estava há que tempos junto com os outros de barro normal – e que eu já nem me lembrava da sua existência -, cuja cor só se consegue diferenciar depois da cozedura. Como foi nesta fornada que o forno se avariou, as placas, para além de negras, ainda ficaram um bocado empenadas, devido à sobre-cozedura a que foram submetidas.

Resumindo: agora tenho várias placas relevadas negras e empenadas, mais uma série delas mescladas de tonalidades várias e também empenadas e apenas umas quantas que mais ou menos lá conseguiram escapar a estas misturas mas que também estão demasiado cozidas para eu poder dizer que estejam bem e poder entregá-las na loja do Mosteiro dos Jerónimos.

Concluíndo: lá terei de abrir os cordões à bolsa para mandar arranjar pelo menos um dos fornos e a máquina fotográfica; comprar mais uns 100Kg de barro e ainda mais uns comprimidos para a memória. E depois produzir tudo de novo e pensar sobre o que fazer com estas peças todas que agora só ocupam espaço aqui na oficina.

2 thoughts on “OSSOS DO OFÍCIO

  1. É aproveitar para as vidrar, colorir. Ou então assumir o negro numa atmosfera redutora se não forem de todo impermeáveis pelo excesso de temperatura anterior, o empeno até poderá suavizar.
    Ou nada disto e assumir o defeito como feitio, montá-las numa bela tardoz à espera de revestimento.

Deixe uma Resposta

