TRAVESSA DO TERREIRO A STA. CATARINA

  

  

Terminei a obra de restauro dos azulejos da fachada do nº 11 da Travessa do Terreiro a Sta. Catarina. A intervenção consistiu essencialmente na manufactura de cerca de 200 réplicas de azulejos, entre frisos e padronagem, que colmatassem a grande lacuna existente e que também substituíssem alguns azulejos que ali estavam e que não pertenciam àquele conjunto. Havia ainda – e continua a haver – algumas réplicas provenientes de uma outra intervenção anterior, que o dono da obra quis manter e ainda bem, porque estavam todas assentes em cimento, como já se estava mesmo à espera.

O resto da intervenção seguiu os procedimentos habituais: limpeza profunda, consolidações de falhas de vidrado, preenchimentos e integração cromática. Apesar da pouca segurança do andaime que me arranjaram e do escadote para acabamentos finais, acho que ainda assim ficou bem melhor do que estava. E espero que assim se aguente por uns bons anos.

3 thoughts on “TRAVESSA DO TERREIRO A STA. CATARINA

  1. Oh, que maravilha! Estive em Lisboa no final de março/início de abril, e passei por aí, e fiquei tão triste com o estado da fachado! Que bom saber que agora ela está recuperada. Estou aqui me deliciando com seu blog, mas este post me bateu em particular, por ter pisado eu mesmo por estas ruas.
    Parabéns pelo seu trabalho como um todo!
    abraços cariocas
    Fábio
    http://azulejosantigosrj.blogspot.com.br/

Deixe uma Resposta

