MOSAICO HIDRÁULICO

Na semana passada fui contactada pelo Sr. Joaquim que me pedia ajuda sobre o que fazer com uns azulejos em mau estado que tinha num chão de uma casa antiga, em Setúbal. Estranhei logo o facto de se tratarem de azulejos – à partida, no chão, seria pouco provável; mas a azulejaria portuguesa é tão rica que imagino que haja ainda muita coisa que eu nunca tenha visto.  Como a minha disponibilidade tem sido muito pouca ultimamente, perguntei-lhe se ele me fazia o favor de me enviar algumas fotografias; ao que me respondeu que teria todo o gosto nisso,  não fosse o pormenor de não o saber fazer. Pensei logo para comigo como o compreendia – eu própria sou quase analfabeta nisto das novas tecnologias.

Acabei por ir a Setúbal no fim-de-semana – aproveitando a deixa do passeio e de um bom peixe para o almoço. E não me arrependi: o Sr. Joaquim era uma simpatia; a casa, com quase cem anos, era linda e os azulejos, tal como eu desconfiei logo, afinal tratavam-se de mosaicos hidráulicos.

7 thoughts on “MOSAICO HIDRÁULICO

    • São mosaicos feitos à mão, de forma semi-industrial, com um molde em ferro onde se mete pó de mármore, cimento, areia e pigmentos em pó. Depois é secar… Eram muito comuns antigamente e eram (e ainda são!) lindos! Adoro!

  1. A Sandra Pena, tal como eu, não sabia o que eram mosaicos hidráulicos, só que eu fiquei esclarecida com o nosso telefonema. Por hidráulicos pensei que teriam que levar muita água… Acho estes muito bonitos, mas também gosto imenso dos nossos do Banzão.

Deixe uma Resposta

