MOSAICO HIDRÁULICO

Na semana passada fui contactada pelo Sr. Joaquim que me pedia ajuda sobre o que fazer com uns azulejos em mau estado que tinha num chão de uma casa antiga, em Setúbal. Estranhei logo o facto de se tratarem de azulejos – à partida, no chão, seria pouco provável; mas a azulejaria portuguesa é tão rica que imagino que haja ainda muita coisa que eu nunca tenha visto.  Como a minha disponibilidade tem sido muito pouca ultimamente, perguntei-lhe se ele me fazia o favor de me enviar algumas fotografias; ao que me respondeu que teria todo o gosto nisso,  não fosse o pormenor de não o saber fazer. Pensei logo para comigo como o compreendia – eu própria sou quase analfabeta nisto das novas tecnologias.

Acabei por ir a Setúbal no fim-de-semana – aproveitando a deixa do passeio e de um bom peixe para o almoço. E não me arrependi: o Sr. Joaquim era uma simpatia; a casa, com quase cem anos, era linda e os azulejos, tal como eu desconfiei logo, afinal tratavam-se de mosaicos hidráulicos.

Anúncios

7 thoughts on “MOSAICO HIDRÁULICO

    • São mosaicos feitos à mão, de forma semi-industrial, com um molde em ferro onde se mete pó de mármore, cimento, areia e pigmentos em pó. Depois é secar… Eram muito comuns antigamente e eram (e ainda são!) lindos! Adoro!

  1. A Sandra Pena, tal como eu, não sabia o que eram mosaicos hidráulicos, só que eu fiquei esclarecida com o nosso telefonema. Por hidráulicos pensei que teriam que levar muita água… Acho estes muito bonitos, mas também gosto imenso dos nossos do Banzão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s