ASSIM, AINDA NÃO TINHA VISTO.

Bem sei que azulejos são azulejos e eu, mais do que muitas pessoas, deveria pensar assim. A questão é que, depois de já ter trabalhado em conservação e restauro de painéis de enxaquetados, de conjuntos azulejares relevados e de inúmeros exemplares dos séc. XVII e XVIII, não consigo deixar de sentir um certo preconceito em relação a este painel de 1982 no qual agora estamos intervir. Os azulejos são do piorzinho que já vi; do mais industrial possível, que nem chegam a ter meio centímetro de espessura, ( como eu adoro sentir o peso dos azulejos de aresta-viva!). Para ainda abrilhantar mais o ramalhete, foram  todos assentes com cimento cola, porque assim «isto nunca mais sai daqui!» O pior é que sai mesmo e, cereja em cima do bolo, não fizeram espaçamento de juntas, estando assim uns quantos desgraçados já fracturados na parede e em alta compressão com risco de queda iminente! Mais uma vez, cá está a brigada do restauro para tentar remediar as asneiras dos outros! Estava tão contente a fazer os meus relógios solares…

Anúncios

5 thoughts on “ASSIM, AINDA NÃO TINHA VISTO.

  1. Fui agora mesmo ver o post da Igreja da Lousã. De facto os paineis são TODOS horrorosos. Foram pintados com a vassoura de varrer, ou algo pior?

  2. Minha querida colega,
    Uma achega_zinha. Os azulejos industriais já fazem parte do nosso universo – através de painéis contemporâneos – e cada vez mais entrarão na nossa vida, pelas milhentas fachadas de edificios com os famosos padrões de casa de banho e o amaldiçoado cimento! eheh Daqui a 50 anos serão azulejos de colecção!

    Beijocas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s