LATITUDE, LONGITUDE

Há já algum tempo que ando a matutar em relógios solares. As minhas noções de astronomia ficaram quase pelo que aprendi na primária e também pela ultima visita que fiz ao Planetário, tinha eu, já nem sei; aí uns sete ou oito anos. A trigonometria, mais tarde, ainda me deu alguma água pela barba, apesar de eu lá me ter safado menos mal e o trânsito do Sol não me dizia nada até há bem pouco tempo. Acho que nunca tinha pensado muito sobre isto; até agora limitei-me em ser só uma curiosa que assiste aos eclipses solares, espreita por telescópios alheios, sabe quando são os solstícios e os equinócios e gosta especialmente de cromeleques.

Aproveitei o mês de Agosto em plena natureza para ler quase todo o livro sobre Relógios de Sol, supostamente esgotado nos CTT e que afinal o meu pai tinha em casa. Ainda abordei um outro, Sundials, que o meu tio Raul, um apaixonado por estas coisas, mandou vir de propósito para mim, mas é super-técnico e ainda por cima está em inglês, de modo que a coisa é mais difícil… Felizmente também existe a net e depois de uma quanta pesquisa e leitura para complementar o que entretanto aprendi, desenhei hoje o meu primeiro mostrador de um relógio solar, rigoroso qb para ser usado na região de Lisboa. Latitude 38.709º, Longitude 9.168º.

Deixe uma Resposta

